Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorRios, Míriam Benites-
dc.contributor.authorOliveira, Janine Abreu de-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:33:03Z-
dc.date.available2022-04-07T18:33:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. A. ; RIOS, M. B. ; CONTE, E. Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 424–452, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1247. Acesso em: 07 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2686-
dc.description.abstractO estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da préescola.Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à alfabetização e ao letramento? O texto é resultante de uma revisão de literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação, considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS.Os resultados apontam para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons, sem sentido para o reconhecimento social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTendênciaspt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access757.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.