Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorMilbradt, Carla-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:51:52Z-
dc.date.available2022-04-07T18:51:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Arte-educação e computador: tendências e desafios. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 515-541, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7051. Acesso em: 07 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2688-
dc.description.abstractO artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar, por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arteeducação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural ganha novas dimensões formativas e sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPráxis Educacionalpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAbordagens didático-pedagógicaspt_BR
dc.titleArte-educação e computador: tendências e desafiospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access641,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.