Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2697
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dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorCarvalho, Carla Elisandra Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-08T17:50:19Z-
dc.date.available2022-04-08T17:50:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, C. E. O.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 153 - 176, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019153. Acesso em: 08 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2697-
dc.description.abstractNos artefatos tecnológicos estão subjacentes visões de mundo, linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas em construção, que surgem como alternativas para aprender a pensar as demandas da comunidade escolar e digital. O presente ensaio busca compreender a cultura da escola, através de uma pesquisa etnográfica, apresentando as aporias enfrentadas no cotidiano educativo em termos do uso de tecnologias digitais por crianças com múltiplas deficiências. Na atualidade, as tecnologias digitais têm demonstrado a possibilidade de uma nova perspectiva educacional enquanto ferramentas no processo de ensino e de integração das diferenças na escola regular, visto que no mundo infantil a conexão digital é incorporada como forma de comunicação e intercâmbio, superando os isolamentos em diferentes contextos. Mas, será que os recursos tecnológicos podem motivar processos de ensino e de aprendizagem inclusivos, facilitando a transformação das atividades pedagógicas reprodutivas e de segregação por novas compreensões nas diferenças que os enfoques tecnológicos colocam à práxis? Neste sentido, o trabalho gira em torno de problemas de investigação apontados e identificados na cultura da escola, considerando os artefatos digitais na realidade dos educandos com deficiências. A partir do contexto apresentado, o trabalho conclui que o acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e à tecnologia assistiva (TA) torna-se relevante para viabilizar a inclusão humana, tecnológica, educacional e social de educandos com múltiplas deficiências, tanto para a melhoria das condições de relacionamento social com as limitações sentidas pelos sujeitos, mas, sobretudo, para o reconhecimento inclusivo nos diferentes espaços e tempos da formação socializada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linhaspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMúltiplas deficiênciaspt_BR
dc.titleA inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escolapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
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