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Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Pugens, Natália de Borba
Title: Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos
Keywords: Educação infantil;Método Montessori;Pedagogia científica
Issue Date: 2019
Publisher: Revista de Educação e Letras
Citation: PUGENS, N. DE B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 354-368, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1379. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: O texto analisa a Educação Infantil em tempos contemporâneos, almejando refletir acerca dos desafios e dificuldades encontradas nessa área, tendo como pressupostos os estudos desafiadores de Maria Montessori (1870-1952). Observamos que há uma desvalorização dos profissionais que atuam na Educação Infantil, cuja percepção advém das próprias políticas públicas, as quais não exigem o ensino superior como titulação mínima para o exercício da docência. A pesquisa é projetada na seguinte indagação: Quais são os pressupostos e limites para que se realize a Pedagogia científica na Educação Infantil? Concluímos que em meio aos paradoxos e ambiguidades da Educação Infantil, é necessário lançarmos um olhar retrospectivo para compreender e desafiar a formação humana na atualidade. Contudo, o ponto mais importante do método montessoriano é a possibilidade criada de potencializar a formação e a evolução da criança, como forma de reconstrução transformadora de práticas educativas, alicerçadas na autorreflexão crítica e na autoeducação científica.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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