Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Pugens, Natália de Borba | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T19:19:18Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T19:19:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PUGENS, N. DE B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 354-368, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1379. Acesso em: 08 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2705 | - |
dc.description.abstract | O texto analisa a Educação Infantil em tempos contemporâneos, almejando refletir acerca dos desafios e dificuldades encontradas nessa área, tendo como pressupostos os estudos desafiadores de Maria Montessori (1870-1952). Observamos que há uma desvalorização dos profissionais que atuam na Educação Infantil, cuja percepção advém das próprias políticas públicas, as quais não exigem o ensino superior como titulação mínima para o exercício da docência. A pesquisa é projetada na seguinte indagação: Quais são os pressupostos e limites para que se realize a Pedagogia científica na Educação Infantil? Concluímos que em meio aos paradoxos e ambiguidades da Educação Infantil, é necessário lançarmos um olhar retrospectivo para compreender e desafiar a formação humana na atualidade. Contudo, o ponto mais importante do método montessoriano é a possibilidade criada de potencializar a formação e a evolução da criança, como forma de reconstrução transformadora de práticas educativas, alicerçadas na autorreflexão crítica e na autoeducação científica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Educação e Letras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia científica | pt_BR |
dc.title | Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 221,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.