Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2706
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas
Palavras-chave: Educação;Filmes;Conversações didáticas
Data do documento: 2019
Editor: Editora da Universidade Estadual de Maringá
Citação: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 9, n. 2, p. 33-46 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/41498. Acesso em: 08 abr. 2022.
Resumo: Considerando-se que hoje muitos estudantes manifestam tendências de repulsa, dispersão e desinteresse pela escola, torna-se um desafio à formação didática do professor a busca de novos sentidos ao ensinar e aprender, por meio do diálogo com as expectativas, ações, contradições e disposições didáticas dos filmes. Nesse sentido, trata-se de problematizar e contextualizar a educação na atualidade, por meio dos artefatos culturais fílmicos, que trazem possibilidades formativas e de transformação das práticas pedagógicas contemporâneas. Buscamos na linguagem fílmica, com as diferentes imagens, contextos, sensibilidades e movimentos culturais, caminhos para ressignificações das formas de ensinar, agregando sentidos criativos às conversações pedagógicas. O ensaio adota uma perspectiva hermenêutica em relação ao tema, contribuindo para ações de humanização nos processos formativos, de construção de visões de mundo, de reflexão sobre as experiências educativas e de autonomia da formação docente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access405,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.