Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2708
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Jacobi, Daniel Felipe
Title: Interlocuções e discursos de legitimação em EaD
Keywords: Educação;Teses;Tecnologias;EaD
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Citation: HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; JACOBI, D. F. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 106, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1365. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de um trabalho de abordagem hermenêutica, com o objetivo de compreender e dialogar com as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD, em teses defendidas no período de 2012 a 2015. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access570.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.