Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2757
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos
Palavras-chave: Montessori;Desenvolvimento;Crianças;Tecnologia
Data do documento: 2019
Editor: Revista Educaoline
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Uma releitura de Montessori na Educação Infantil e os atravessamentos tecnológicos. Revista Educaoline, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 95-112, 2019. Disponível em: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2019-3/uma-releitura-de-montessori-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-e-os-atravessamentos-tecno. Acesso em: 09 abr. 2022.
Resumo: Ancorados em bases hermenêuticas, o estudo versa sobre o método Montessori, que surge no contexto sociocultural do século XIX e rompe com alguns perfis relativos à educação, especialmente quando reclamados na contemporaneidade, com o uso das tecnologias digitais nos processos de educar. Defende-se que o autodesenvolvimento e a liberdade cooperativa da criança precisam repercutir no ambiente escolar, no sentido de fomentar a abertura sensível e plural às tecnologias, para que ela tenha garantido o desenvolvimento da inteligência cognitiva, emocional, afetiva e de sociabilidade desvelada pelas expressões artísticas e linguagens tecnológicas da formação humana. Os artefatos tecnológicos têm afetado as formas de se comunicar, pensar, agir, cooperar, alterando comportamentos, hábitos, laços de amizade e modos de conviver, transformando inclusive as formas como se efetivam as aprendizagens e as relações humanas. Entendemos, portanto, que é por meio da relação dialógica que se inicia o ato de ensinar e de aprender interativo, participativo e de (re)elaboração própria, em que há o envolvimento e a motivação para (re)conhecer interpretações diferentes, enquanto sujeitos de conhecimento, cujos gestos repercutem na história singular e plural reconstruídos ao longo das experiências culturais de interdependência no mundo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access470,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.