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http://hdl.handle.net/11690/2759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-30T13:05:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-30T13:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BHl, v. 15, n. 35, p. 444-469, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336207733_A_MUSICA_NA_EDUCACAO_INFANTIL_REDESCOBRINDO_SENTIDOS. Acesso em: 09 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2759 | - |
dc.description.abstract | A música está constantemente presente em nosso cotidiano e traz consigo características históricas, sociais e culturais, sendo uma forma de expressão, de comunicação, de reflexão, que pode emocionar, fazer brotar sentimentos, lembranças e até perturbar, pois a musicalidade integra a vida humana e as relações entre música, gesto, ritmo e expressividade do corpo. Da mesma forma, a música faz parte da corporeidade das crianças antes mesmo da alfabetização, então, torna-se um artefato fundamental para desenvolver atividades pedagógicas com crianças na Educação Infantil. Problematizamos neste estudo que a musicalidade ainda é relegada para um segundo plano ou asfixiada nas rotinas escolares das crianças. Evidenciamos que para além da mensagem verbal, sonora e rítmica traduzida pela música está inscrita nela o desenvolvimento da imaginação criativa, da intuição e da inteligência emocional da criança. Os resultados indicam que é necessário recuperar as dimensões da música com a comunicação, a sensibilidade e a arte de educar na escola, como uma forma de ampliar a fruição com os momentos da aula e com o mundo, manifestada constantemente pela expressão de sentimentos, pensamentos, ações planejadas, opiniões, atitudes reflexivas orquestradas, harmônicas ou descompassadas. Contudo, a educação musical pode contribuir no desenvolvimento global e evolutivo das crianças, desde que sejam respeitas e reconhecidas as cadências próprias da multiplicidade de vozes e das diferenças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Práxis Educacional | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.title | A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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