Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.date.accessioned2022-04-30T13:05:35Z-
dc.date.available2022-04-30T13:05:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationHABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BHl, v. 15, n. 35, p. 444-469, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336207733_A_MUSICA_NA_EDUCACAO_INFANTIL_REDESCOBRINDO_SENTIDOS. Acesso em: 09 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2759-
dc.description.abstractA música está constantemente presente em nosso cotidiano e traz consigo características históricas, sociais e culturais, sendo uma forma de expressão, de comunicação, de reflexão, que pode emocionar, fazer brotar sentimentos, lembranças e até perturbar, pois a musicalidade integra a vida humana e as relações entre música, gesto, ritmo e expressividade do corpo. Da mesma forma, a música faz parte da corporeidade das crianças antes mesmo da alfabetização, então, torna-se um artefato fundamental para desenvolver atividades pedagógicas com crianças na Educação Infantil. Problematizamos neste estudo que a musicalidade ainda é relegada para um segundo plano ou asfixiada nas rotinas escolares das crianças. Evidenciamos que para além da mensagem verbal, sonora e rítmica traduzida pela música está inscrita nela o desenvolvimento da imaginação criativa, da intuição e da inteligência emocional da criança. Os resultados indicam que é necessário recuperar as dimensões da música com a comunicação, a sensibilidade e a arte de educar na escola, como uma forma de ampliar a fruição com os momentos da aula e com o mundo, manifestada constantemente pela expressão de sentimentos, pensamentos, ações planejadas, opiniões, atitudes reflexivas orquestradas, harmônicas ou descompassadas. Contudo, a educação musical pode contribuir no desenvolvimento global e evolutivo das crianças, desde que sejam respeitas e reconhecidas as cadências próprias da multiplicidade de vozes e das diferenças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Práxis Educacionalpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.titleA música na educação infantil: (re)descobrindo sentidospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access564,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.