Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T16:37:00Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T16:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins?. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (org.). As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos. 1. ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 19-43. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/tecnologias-educacao. Acesso em: 29 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2783 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute acerca da reconstrução de sentidos das tecnologias normatizadoras na educação, na tentativa de pensá-las de forma crítica e questionadora da cultura digital sempre orientada para um determinado fim. Nesse sentido, se pergunta pelas alternativas contra hegemônicas para fomentar diálogos e questionar a razão monológica das tecnologias na educação, cuja operacionalidade ainda serve de entusiasmo para resolver os problemas educacionais. Ao reconhecer o potencial das tecnologias nas práticas educativas, geramos novas relações de resistência frente às injustiças sociais, desorientações, alienações e imprecisões do agir técnico. Concluímos que para ultrapassar a operacionalidade inscrita e projetada na educação é necessário expandir os horizontes reflexivos com o outro na vida em sociedade, buscando elucidar as contradições formativas dirigidas por normas do saber tecnológico, sensibilizando as estruturas antropológicas, motivacionais e cognitivas, como forma de reconstruir ações racionalmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pimenta Cultural | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentalidade técnica | pt_BR |
dc.title | Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins? [capítulo de livro] | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulo de Livro (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 611,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.