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http://hdl.handle.net/11690/2792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Venturini, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Schuler, Betina | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T19:33:05Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T19:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VENTURINI, G; SCHULER, B. Pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil. Childhood & Philosophy, v. 16, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/53797/36439. Acesso em: 29 mar. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2792 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca examinar como os conceitos de pensamento e de interesse são descritos nos três principais documentos que regem a Educação Infantil brasileira no presente – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010 e Base Nacional Comum Curricular/2018 da Educação Infantil – e suas implicações para as relações entre infância e pensamento. Para tanto, parte dos estudos da Filosofia da Diferença, de autores como Kohan, Larrosa, López e Ribeiro, entre outros, para problematizar o pensamento atrelado ao interesse individual no contemporâneo. Pode-se constatar o quanto o pensamento é operado como resolução de problemas nesses documentos, a partir de uma lógica neoliberal que vai se deslocando cada vez mais de um interesse coletivo para um interesse individualizante. Além disso, pode-se descrever todo um funcionamento de uma sociedade disciplinar deslocando-se para uma sociedade do desempenho, em que há um grande privilegiar das práticas de avaliação e registro da “produção” das crianças. A partir disso, no conceito de infância do pensamento e no conceito de experiência, buscamos a possibilidade de viver outras relações com as infâncias e as temporalidades na escola de Educação Infantil, tomando a potência do ócio e da brincadeira como brecha de respiro em meio a rotinas entupidas e, ao mesmo tempo, esvaziadas de sentido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Childhood & Philosophy | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Interesse | pt_BR |
dc.subject | Ócio | pt_BR |
dc.title | Pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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