Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2797
Autor(es): Pereira, Fernanda Cristina Melo
Título: Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica
Palavras-chave: Educação Básica;Educação inclusiva;Deficiência
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, F. C. M. Desatracar o barco: a escolarização de alunos com deficiência na região ribeirinha amazônica. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2797. Acesso em: 06 maio 2022.
Resumo: A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, tem como objetivo analisar a escolarização, no ensino fundamental, de alunos com deficiência no contexto da região ribeirinha amazônica. Os objetivos específicos remetem a identificar os alunos com deficiência atendidos pela rede de ensino municipal, descrever os apoios oferecidos aos alunos com deficiência, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e o uso da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), e analisar os desafios relativos à observância da política nacional de inclusão para o ensino fundamental. O método é quanti/qualitativo, descritivo, configurando-se como pesquisa documental. A coleta de dados, através de informações oriundas da Secretaria de Educação (SEMEI) e presentes no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM), contempla normativas institucionais, informações sobre discentes e docentes, planejamento dos professores, projeto político pedagógico e relatórios das atividades educacionais. Os resultados indicam que e rede municipal de ensino atende alunos com deficiência em escolas regulares, porém não observa aspectos determinados pelas legislações da educação especial e pelos decretos da educação do campo. Ressalta-se que é necessário garantir o AEE e o acesso à SRM, instituir o monitoramento de indicadores para assegurar o direito à educação aos estudantes com deficiência e construir efetivamente uma cultura inclusiva no ambiente educacional e social.
Orientador(es): Ziliotto, Denise Macedo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fcmpereira.pdf
  Restricted Access
Closed Access2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.