Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorRatto, Cleber Gibbon-
dc.contributor.authorMaciel, Patrícia Gusmão-
dc.date.accessioned2022-05-12T22:05:43Z-
dc.date.available2022-05-12T22:05:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRATTO, C.; et al. A escola de la salle e a escola de dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI. Cadernos Cajuína, Piauí, v. 6, n.º 2, p. 244-260, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/485/383. Acesso em: 09 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2818-
dc.description.abstractJoão Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de capacitar os professores que se dedicavam ao ensino dessas crianças. Anos mais tarde, surge John Dewey, com pensamentos similares, preocupado também com a formação dos professores e com formas inovadoras de promover a aprendizagem escolar dessa faixa etária. O objetivo do presente artigo consiste em suscitar o diálogo sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre a escola idealizada por La Salle e a escola de John Dewey. A metodologia é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Autores como Leubet, Tagliavini, Corbellini, Westbrook, Teixeira, Dewey, entre outros, bem como os documentos que norteiam a educação brasileira contemporânea, como a BNCC e a BNC- formação, colaboram com as reflexões desenvolvidas neste trabalho. Os resultados sinalizam que tanto La Salle como Dewey, em épocas diferentes, procuraram formas diversas de promover uma aprendizagem que fosse centrada na criança, pensando também na formação daqueles que viriam a trabalhar com esse público. Dessa forma, concluímos que os dois pensadores citados foram essenciais para o desenvolvimento da educação como ela se encontra atualmente, e também para a preocupação com a capacitação dos profissionais da educação, que mostra-se vital para que estes possam desenvolver um trabalho adequado e efetivo dos processos de ensino-aprendizagem, tão necessários para a qualificação da educação no século XXI.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos Cajuínapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectJoão Batista de La Sallept_BR
dc.subjectJohn Deweypt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA escola De La Salle e a escola de Dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXIpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access397,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.