Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorSouza, Mariana Pinkoski-
dc.contributor.authorSilva, Louise Quadros da-
dc.contributor.authorFossatti, Paulo-
dc.date.accessioned2022-05-12T22:54:24Z-
dc.date.available2022-05-12T22:54:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, M. P. et al. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis/SC, v. 17, n.º único, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16215/13169. Acesso em: 09 maio 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2822-
dc.description.abstractA diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação, Artes e Inclusãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAlunos diferentespt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleUniversidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao alunopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access750.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.