Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2844
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Pinto, Isadora Gobi
Silva, Louise da de Quadros da
Título: Educação e ciências na infância: um relato de experiência
Palavras-chave: Ciências naturais;Ensino de ciências;Educação infantil;Professor pesquisador
Data do documento: 2020
Editor: Revista de Ciências Humanas
Citação: PINTO, I. G.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Educação e ciências na infância: um relato de experiência. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen/RS, v. 21, n.º 3, p. 45-60, 2020. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3303/pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: Neste artigo o ensino de ciências na educação infantil será abordado através de um relato de experiência da prática pedagógica, no Projeto Pequenos Cientistas. O objetivo do trabalho em questão é demonstrar a importância que o ensino de ciências tem na aprendizagem infantil e o quanto ele influencia para a construção de cidadãos críticos e conscientes. Este projeto de pesquisa foi um estudo de caso realizado durante todo o ano de 2018, onde as práticas pedagógicas foram voltadas para a compreensão do ensino de ciências na educação infantil. Os resultados apontam que as escolas têm grande dificuldade em abordar os conhecimentos desta área de forma efetiva com as crianças menores, por isso, a ciência que contribui de forma significativa na educação infantil, passa a ser um conteúdo raso e com abordagens falhas, não atingindo as perspectivas necessárias, conforme os Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais. Desta forma, conclui-se que é necessário reformular a abordagem do ensino com as crianças, tornando a aprendizagem efetiva e significativa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access271,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.