Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJung, Hildegard Susana-
dc.contributor.authorBersagui, Tássia Colombo-
dc.contributor.authorSilva, Louise de Quadros da-
dc.date.accessioned2022-05-16T18:23:17Z-
dc.date.available2022-05-16T18:23:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBERSAGUI, T. C.; JUNG,H. S.; SILVA, L. Q. O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. Camine: Caminhos da Educação, Franca/SP, v. 11, n.º 1, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2811. Acesso em: 10 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2856-
dc.description.abstractO tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos estudantespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCamine: Caminhos da Educaçãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectConteúdos atitudinaispt_BR
dc.titleO currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valorespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hsjung.pdfOpen Access296.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.