Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2859
Autor(es): Jung, Hildegard Susana
Fossatti, Paulo
Monticelli, Jefferson Marlon
Título: Profile of managers in Brazilian Community Universities
Palavras-chave: Perfil de gestor;Gestão universitária;Universidades comunitárias;Brasil
Data do documento: 2019
Editor: Revista Educação em Questão
Citação: JUNG, H. S.; FOSSATTI, P.; MONTICELLI, J. M. Profile of managers in Brazilian Community Universities. Revista Educação em Questão, Natal/RN, v. 57, n.º 54, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18408/12321. Acesso em: 10 maio 2022.
Resumo: Nosso estudo tem como objetivo descrever o perfil dos gestores das universidades da comunidade brasileira. Tal tema é justificado pela necessidade e falta de gerentes com perfil compatível com as novas demandas institucionais do século XXI. Por isso, realizamos pesquisa qualitativa entrevistando 67 gestores de 14 universidades. Nossa análise dos resultados baseou-se em três categorias: a) experiência docente concomitante à gestão; b) liderança estratégica; c) habilidades. Os resultados enfatizam a complexidade do perfil do gestor e a necessidade de políticas de treinamento voltadas ao desenvolvimento de múltiplas habilidades gerenciais. Destacamos também a relevância das universidades comunitárias para a sociedade, especialmente no Sul do Brasil, devido ao seu escopo de ensino, pesquisa e extensão, associado à gestão, o que possibilita a disseminação do conhecimento.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hsjung.pdfOpen Access2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.