Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2908
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Costa, Claiton Oliveira da
Título: O negro no mercado de trabalho: racismo, assimetrias e educação
Palavras-chave: Mercado de Trabalho;Racismo Institucionalizado;Educação Básica
Data do documento: 2022
Editor: Revista Cocar
Citação: COSTA, C. O. ; SILVA, G. F. O negro no mercado de trabalho: racismo, assimetrias e educação. Revista Cocar, [S.l.] , v. 16, n. 34, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4668. Acesso em: 04 maio 2022.
Resumo: Este artigo analisa o racismo no mercado de trabalho, procurando compreender, desde suas origens, as consequências para a população negra. Lança um olhar sobre a sociedade brasileira à época em que culminavam os movimentos abolicionistas e procura discutir as contradições decorrentes da convivência do regime escravocrata com o modelo mercantil que se reconfigurava. Traça um panorama dos resultados atuais da Educação Básica brasileira, lançando um olhar sobre as assimetrias verificadas nos resultados obtidos por alunos brancos e negros em avaliações de larga escala. O estudo evidencia a qualificação da Educação Básica como uma alternativa para construir saídas de combate ao racismo institucionalizado, onde as populações negras ocupam, no contexto brasileiro, um lugar à margem das condições de trabalho aceitáveis.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access548,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.