Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Marlova Gross da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T23:38:12Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T23:38:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. G.; SILVA, G. F. Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. Revista Triângulo, Uberaba/MG, v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5519. Acesso em: 04 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2909 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos (2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparados na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais, depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral da profissão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Triângulo | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.title | Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 419,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.