Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorSilva, Marlova Gross da-
dc.date.accessioned2022-05-18T23:38:12Z-
dc.date.available2022-05-18T23:38:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, M. G.; SILVA, G. F. Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. Revista Triângulo, Uberaba/MG, v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5519. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2909-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos (2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparados na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais, depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral da profissão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Triângulopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleMal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access419,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.