Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Cristina da-
dc.contributor.authorMachado, Juliana Aquino-
dc.date.accessioned2022-05-18T23:48:02Z-
dc.date.available2022-05-18T23:48:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMACHADO, J. A.; SILVA, J. C.; SILVA, G. F. Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra. Revista Nuestramérica, Concepción, Chile, v. 09, n. 17, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5519/551968077010/html/. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2912-
dc.description.abstractNeste texto propomo-nos a analisar algumas ações formativas desenvolvidas em uma rede municipal de ensino, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, procurando auscultar conceitos que vêm emergindo destas ações a partir de uma perspectiva epistemológica outra de construção do conhecimento docente. Tal perspectiva epistemológica considera, especialmente, alguns princípios das pedagogias decoloniais propostos por Walsh (2009), que numa interpretação ao contexto explicitado, se refere a organizar e conduzir os processos formativos a partir de um “pensar desde” e de um “pensar com”. O “pensar desde” é caracterizado por uma ação implicada, como princípio epistemológico de construção de saberes, num movimento histórico-existencial, realizando na medida em que se leva em conta o ethos e o habitus dos nossos pertencimentos (Macedo 2006 e 2012). O “pensar com”, fundamenta-se em uma aposta pedagógica amparada na valorização do sujeito coletivo e individual como intelectual de sua prática docente, que se autoforma a partir da interação com os pares, num movimento pautado por princípios dialógicos, portanto não mais um sujeito moderno, mas um agente participativo, atuante e crítico de seu próprio processo formativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Nuestraméricapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titlePensar e fazer formação de professores numa perspectiva outrapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access225,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.