Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorCasagrande, Cledes Antonio-
dc.contributor.authorFlores, Cristine Gabriela De Campos-
dc.contributor.authorGomes, Luana Barth-
dc.date.accessioned2022-05-19T00:02:48Z-
dc.date.available2022-05-19T00:02:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOMES, L. B. et al. Por uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas histórias. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 95–112, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65079. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2913-
dc.description.abstract: Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso, estabelece um diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul. Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a ancestralidade de seus povos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Inter Açãopt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectGeoepistemologiapt_BR
dc.titlePor uma escola intercultural: a sala de aula como lugar de muitas históriaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access406.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.