Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2916
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Machado, Juliana Aquino
Silva, Ana Paula da
Silva, Juliana Cristina da
Title: Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo”
Keywords: Formação docente;Projeto Saberes em Diálogo;Inserção profissional docente
Issue Date: 2021
Publisher: Revista prática docente
Citation: SILVA, G. F. et al. Formação continuada de professores iniciantes na profissão: contribuições do projeto “saberes em diálogo”. Revista prática docente, Confresa, MT, v. 6, n. 1, p. e025-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/issue/view/22. Acesso em: 04 maio 2022.
Abstract: O objetivo é compreender como os professores, com até 5 anos de inserção profissional, percebem os efeitos da formação continuada experimentada e que contribuições são possíveis desprender da experiência para a sua qualificação profissional. A produção dos dados amparou-se em um questionário, aplicado ao conjunto de educadores participantes do projeto Saberes em Diálogo. Recorreu-se às orientações oferecidas pela hermenêutica-dialética para o tratamento dos dados. Para a análise e interpretação, buscou-se as contribuições da descolonialidade. O estudo evidenciou o quanto a inserção de novos profissionais na área da docência se apresenta como um campo ainda a ser explorado a partir da perspectiva da produção acadêmica e na formulação de políticas públicas formativas. Na percepção dos professores identificou-se que o Projeto Saberes em Diálogo contribui para a inserção docente na profissão, estimula o diálogo entre pares e possibilita um maior entrosamento na relação com a Secretaria Municipal da Educação.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access436.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.