Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2931
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
Balzano, Otávio Nogueira
Título: O pensamento decolonial como alternativa ao “racismo às avessas” no futebol
Palavras-chave: Futebol;Racismo;Educação Física;Pensamento decolonial;Interculturalidade
Data do documento: 2020
Editor: Práxis & Saber
Citação: BALZANO, O. N.; MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F. O pensamento decolonial como alternativa ao “racismo às avessas” no futebol. Práxis & Saber, Boyacá, CO, v. 11, n. 27, p. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/10376. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: Este artigo aborda a temática do “racismo às avessas” no futebol, considerado como mais um mecanismo de subjugação da elite branca, e as críticas a esse preconceito. Tem-se como objetivo central propor uma alternativa “outra” para o combate ao “racismo às avessas” no futebol, para além da crítica acadêmica. Trata-se de estudo de cunho bibliográfico descritivo, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos. Como alternativa “outra”, propõe-se um projeto intercultural para a disciplina de futebol na educação física, com ênfase no pensamento decolonial, na universidade e na escola. Entendese que para responder às dimensões de competência exigidas para uma alternativa “outra”, o professor de educação física deva conhecer o corpo teórico que sustenta o seu campo de conhecimento e a sua relação com as demais áreas, bem como o saber popular como parte do pensar e do fazer da ciência. Aposta-se no profissional da educação física rompendo com a dicotomia de que o lugar do físico é fora da sala-de-aula e o do intelecto é no seu interior, repensando o esporte escolar como prática social de participação coletiva.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access264,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.