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dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorBady, Janaína Bueno-
dc.date.accessioned2022-05-19T23:30:30Z-
dc.date.available2022-05-19T23:30:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBADY, J. B.; SILVA, G. F. Críticas ao paradigma hegemônico eurocêntrico. Actualidades Pedagógicas, [S. l.], v. 1, p. 259-276, 2020. Disponível em: https://ciencia.lasalle.edu.co/ap/vol1/iss75/13/. Acesso em: 04 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2932-
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos o conceito de Bien Vivir ou Buen Vivir/ Sumac Kawsay, suas origens e divergências. O Buen Vivir aparece como princípio constitucional das novas constituições plurinacionais da Bolívia, Equador e Venezuela, propondo um paradigma comunitário e construções coletivas de forma de vida. Apresenta-se também como uma forma de pensar que se funda na cosmovisão andina, indo de encontro ao processo de colonização e subalternização dos sujeitos históricos na América Latina, propondo outras práticas sociais, epistemologias, formas distintas de relação com a natureza e visões inversas à lógica do capitalismo neoliberal. Apontamos para a necessidade de uma proposta pedagógica “descolonial”, na perspectiva do Buen Vivir que denuncie as novas formas de escravidão e busque um reencontro epistêmico, desde os povos subalternizados, perspectivando a valorização e o resgate de uma vida plena, em harmonia com a Mãe Terra (Pachamama)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherActualidades Pedagógicaspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectBuen Vivirpt_BR
dc.subjectDescolonialidadept_BR
dc.subjectPedagogia Descolonialpt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.titleCríticas ao paradigma hegemônico eurocêntricopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
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