Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2933
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Avanze, Andréa da Silva
Alves, André Luciano
Título: O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente
Palavras-chave: Educação Especial;Política Nacional de Educação Especial;Escola Pública;Inclusão Escolar
Data do documento: 2020
Editor: Form@ção de Professores em Revista
Citação: ALVES, A. L.; AVANZE, A.; SILVA, G. F. O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, RS, v. 1, n. 2, p. 53-73, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/1915/1208. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: A preocupação com o outro, enquanto sujeito de direitos, nem sempre esteve na pauta das políticas governamentais da sociedade brasileira. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo a exclusão social com a negligência dos serviços básicos de saúde, educação, lazer, habitação, entre outros, que afetam seu bem-estar e sua qualidade de vida. O presente artigo propõe-se a discutir o processo de inclusão na primeira infância, partindo da escola pública como espaço privilegiado dessa reflexão. Parte-se de uma revisão das políticas educacionais referentes à educação especial na escola inclusiva, sob a perspectiva da “nova” Política Nacional de Educação Especial (PNEE – Decreto nº 10.502/20). Pode-se verificar que, embora a PNEE enfatize a importância das evidências científicas e busque colocar o professor e a escola como os vilões desse processo, constata-se que a educação especial, na perspectiva de uma escola inclusiva e acolhedora, perpassa o esforço conjunto da família/escola/professor, mas sobretudo com o aporte em termos de recurso humanos, materiais, condições dignas de trabalho para os professores e atendimento de qualidade na rede pública de saúde que possibilitem o desenvolvimento integral do sujeito, por parte do governo enquanto agente público, que tem a responsabilidade na coordenação das políticas de inclusão oferecendo condições de sua plena implementação. Além disso, a formação continuada de professores é um elemento central nesse processo de qualificação do fazer docente em prol da cidadania.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access338,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.