Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2938
Authors: Scholz, Robinson Henrique
Oliveira, Caroline Raupp de
Title: “A incubadora resgatou a imagem da cooperativa na sociedade”: Estratégia como prática e memória social na incubadora de empreendimentos solidários da Universidade La Salle.
Keywords: Memória social;Economia solidária;Estratégia como prática;Incubação de empreendimentos solidários
Issue Date: 2022
Publisher: Editora Unijuí
Citation: OLIVEIRA, C. R. de; SCHOLZ, R. H. “A incubadora resgatou a imagem da cooperativa na sociedade”: Estratégia como prática e memória social na incubadora de empreendimentos solidários da Universidade La Salle. Desenvolvimento em Questão, [S. l.], v. 20, n. 58, p. e10735-14, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/10735. Acesso em: 20 maio 2022.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar as práticas de incubação desenvolvidas pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade La Salle no período de 2009 a 2016, por meio da lente conceitual da memória social, economia solidária e estratégia como prática. A metodologia de incubação de empreendimentos econômicos solidários foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar e projeta a assessoria para cooperativas de resíduos sólidos nos municípios de Canoas, Nova Santa Rita e Esteio, RS, Brasil. Com financiamento da Fapergs, este estudo, em andamento, apresenta alguns resultados sobre a pesquisa em tela. O método utilizado para esta pesquisa é qualitativo e explicativo, com viés etnográfico. Para a coleta de dados foram utilizados os documentos da incubadora, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo temática é empregada no estudo. Reflexões mostram que a atuação da universidade na área de incubação é fundamental no se fazer estratégia ao fortalecimento de cooperativas de resíduos sólidos urbanos de maneira mais solidária, com o desenvolvimento de procedimentos técnicos de apoio para a gestão das cooperativas e a sistematização das ações, tendo a memória como elemento de destaque
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Administração)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rhscholz.pdfOpen Access494.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.