Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Felicetti, Vera Lucia | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Hoernig Junior, Breno Arno | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T22:36:39Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T22:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | HOERNIG JUNIOR, B. A.; FELICETTI, V. L.; FOSSATTI, P. Educação superior: O que motiva a escolha pelos cursos de engenharia? Revista Educar Mais, Pelotas,RS; Jaguarão, RS; Joinville,SC, v. 5, n.º 2, p. 232-248, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2136/1679. Acesso em: 17 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2955 | - |
dc.description.abstract | A temática do artigo relaciona-se à escolha da profissão de engenheiro. Nos últimos anos tem diminuído a procura por esta graduação e o número de concluintes vem reduzindo, o que aponta para um possível colapso nas engenharias. O objetivo de pesquisa corresponde a identificar aspectos relacionados à escolha de cursos quando do ingresso na Educação Superior. A questão central feita aos estudantes é: Por que você escolheu ingressar neste curso? A metodologia é de natureza qualitativa. Os participantes foram estudantes de cursos de engenharia que estavam cursando disciplinas de expressão gráfica. Obteve-se como resultado duas categorias que diferenciam as escolhas. A primeira categoria foi associada com a afinidade com o curso, e está relacionada às características peculiares de cada curso e dos próprios estudantes. A segunda aponta para a perspectiva profissional envolvendo aspectos como status da profissão, reconhecimento social e a remuneração e vinculação com o mercado de trabalho. Concluímos que existe uma correlação entre a identificação do aluno com o curso e a sua motivação que se relaciona as suas características individuais, de modo que sua satisfação com o curso e o seu crescimento profissional faz com que almeje alcançar a conclusão desta graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Escolha do curso | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.title | Educação superior: O que motiva a escolha pelos cursos de engenharia? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 202,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.