Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2961
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Freitas, Clodoaldo Fernandes de
Silva, Gabriele Bonotto
Título: A formação de professores em um contexto emergente.
Palavras-chave: Educação Superior;Escolha da Profissão;Pedagogia
Data do documento: 2021
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Citação: BONOTTO, G. S.; FREITAS, C. F.; FELICETTI, V. L. A formação de professores em um contexto emergente. Cadernos Cajuína, [s.l.], v. 6, n.º 2, p. 38-49, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/474/378. Acesso em: 17 maio 2022.
Resumo: : A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso, o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os intervenientes na escolha e no percurso durante curso de Pedagogia por estudantes de uma instituição privada da grande Porto Alegre? Como referencial teórico utilizou-se os conceitos de educação emergente de Velasco e colaboradores (2017), assim como Dias Sobrinho (2014). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e analisa o corpus formado pelas respostas, de um grupo de estudantes do curso de Pedagogia, a um questionário enviado via Google Forms. Os dados foram analisados à luz da técnica de análise textual discursiva, baseada em Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiu a categoria escolha da profissão e o apoio formativo, as quais apontam para aspectos relacionados à vida escolar pregressa dos docentes, ao afeto pela profissão e envolvimento familiar no percurso da formação acadêmica.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access450,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.