Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2985
Autor(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Gomes, Cristiane
Título: Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica.
Palavras-chave: Ensino;Literatura;Formação docente;Gamificação
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Campinas
Citação: GOMES, C.; ROSA, L. R. L. Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n.º 1, p. 133-150, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665891/28041. Acesso em: 19 maio 2022.
Resumo: As ressignificações pedagógicas, tão necessárias à educação, têm trazido à tona a necessidade de formações docentes mais focadas no papel do professor enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Cabe às redes de ensino proporcionarem aos seus docentes momentos formativos teóricos e práticos que os auxiliem a desenvolver suas propostas de trabalho a partir da linha pedagógica adotada pela rede na qual está inserido. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, que faz parte da pesquisa de Mestrado da autora, apresenta as contribuições da Gamificação para a formação continuada de professores, através da metodologia do Escape Book, que, baseado na lógica do escape room, como jogo de fuga, consiste na abordagem do universo linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de recursos próprios da gamificação. Essa metodologia, desenvolvida com o grupo de professores de português da rede municipal de ensino de Esteio, visa trazer subsídios práticos e teóricos que possibilitem integração e engajamento entre os participantes desse processo, para o avanço dos estudos de metodologias que proporcionem aprendizagens cada vez mais significativas aos estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores. A base teórica para este estudo será Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias de ensino, Freire (2004), (2020) no que concerne à Educação, Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes à Gamificação.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrlrosa.pdfOpen Access584,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.