Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2993
Autor(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Chagas, Wagner dos Santos
Título: Rastros memoriais da diáspora afro-atlântica no conto “das águas” de Cristiane Sobral.
Palavras-chave: Memória;Rastro de memória afro-atlântica;Oralitura;Corpo lugar de memória;Epistemologia pluriversal
Data do documento: 2021
Editor: Editora Unilasalle
Citação: CHAGAS, W. S.; ROSA, L. R. L. Rastros memoriais da diáspora afro-atlântica no conto “das águas” de Cristiane Sobral. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOCIOLOGY OF LAW, 6., 2021, Canoas, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Canoas, Rio Grande do Sul: Editora Unilasalle, 2021. p. 219-236. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2993. Acesso em: 25 maio 2022.
Resumo: Este estudo apresenta os rastros memoriais da diáspora afro-atlântica presentes no conto “Das águas”, da antologia de contos e crônicas Olhos de Azeviche (2017, Editora Malê), da escritora Cristiane Sobral. O objetivo principal é analisar como os rastros da memória afro-atlântica aparecem através dos elementos da ancestralidade afro-diaspórica manifestada pela religiosidade afro-brasileira. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem de análise textual discursiva. A discussão teórica é inspirada nas ideias de pesquisadores como Édouard Glissant, Mogobe Ramose, Renato Noguera, Beatriz Nascimento, Leda Martins e Maria Antonieta Antonacci, numa perspectiva epistemológica pluriversal. Os resultados das discussões indicam que no decorrer do conto, podemos identificar os rastros memoriais ancestrais presentes nos elementos linguísticos, culturais e da religiosidade dos povos iorubás e bantu que compõem grande parcela da matriz cultural do Brasil. Evidencia-se também que existe nessas tradições afro-diásporicas uma oralitura, ou seja, a hibridização que entrelaça as histórias orais com as histórias escritas através da simbologia ancestral africana presentes no corpo negro como espaço da memória.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrlrosa.pdfOpen Access497,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.