Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3012
Autor(es): Robaert, Matheus Saalfeld
Título: Sistema fotovoltaico “on grid”: implantação do recurso ao crédito para abatimento da tarifa dos clientes do Grupo B
Palavras-chave: Fotovoltáico;Tarifas;Créditos;Implantação
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: ROBAERT, M. S. Sistema fotovoltaico “on grid”: implantação do recurso ao crédito para abatimento da tarifa dos clientes do Grupo B. 2021. 8 f. Trabalho de conclusão (Engenharia Elétrica) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3012. Acesso em: 27 maio. 2022.
Resumo: Sistema Fotovoltáico tem como premissa a geração de energia elétrica através do sol, por meio de placas solares. Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre a história e evolução da tecnologia do segmento, implantação do recurso com equipamentos necessários, etapas de projeto e solicitações junto a concessionária, compensações, tipos de clientes e tarifas, mas principalmente com foco no crédito e abatimento dos valores das contas de energia, através de casos de projetos com consumos e geração reais verificados através de faturas das concessionárias. Foram analisados três cenários com características diferentes de consumo, geração, perfil de consumidor, porcentagem de créditos. Exposição de valores através de tabelas e gráficos, que comparam individualmente o valor da conta, não considerando impostos, com implantação do sistema e sem implantação do sistema, bem como a diferença de valor entre as duas situações.
Orientador(es): Cassol, Leandro José
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Elétrica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Saalfeld Robaert.pdfOpen Access868,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.