Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3025
Autor(es): Scholz, Robinson Henrique
Oliveira, Caroline Raupp de
Montanari, Cléo Zorzi
Borges, Maria de Lourdes
Título: Práticas sociais na incubação de empreendimentos solidários: memória coletiva de catadores de cooperativas de reciclagem.
Palavras-chave: Memória coletiva;Incubação de empreendimentos solidários;Economia solidária;Autogestão;Catadores
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Citação: SCHOLZ, R. H.; OLIVEIRA, C. R.; MONTANARI, C. Z.; BORGES, M. L. Práticas sociais na incubação de empreendimentos solidários: memória coletiva de catadores de cooperativas de reciclagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL, 11., 2021, Maceió. Anais… Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas, 2021. p. 1-28. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3025. Acesso em: 31 maio 2022.
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar as práticas sociais evidenciadas pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade La Salle por meio da memória coletiva dos catadores das cooperativas de reciclagem incubadas. O trabalho interdisciplinar exercido pelas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares no Brasil e os registros da sua memória coletiva são significativos ao fortalecimento das iniciativas populares de empreendimentos de economia solidária, gerando desenvolvimento socioeconômico nos territórios em que atuam. O método empregado é qualitativo e descritivo, com viés etnográfico, tendo a aplicação de 14 entrevistas semiestruturadas e 38 diários de campo registrados pela observação direta entre 2018 e 2019. A análise de conteúdo temática foi empregada na interpretação dos dados. Os resultados apontam para uma melhora da autogestão nas cooperativas incubadas, fortalecimento dos vínculos sociais e ampliação da coleta seletiva realizada pelos catadores cooperados. Além disso, se destaca a importância das práticas de educação popular, diagnóstico participativo e adequação sociotécnica realizada pela incubadora juntamente às cooperativas.
Aparece nas coleções:Apresentação em Evento (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rhscholz.pdfOpen Access306,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.