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dc.contributor.authorTrezzi, Clóvis-
dc.date.accessioned2022-06-01T14:24:54Z-
dc.date.available2022-06-01T14:24:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTREZZI, C. Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 1000-1017, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1152/990/3250. Acesso em: 31 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3042-
dc.description.abstractO artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectSéculo XVIIpt_BR
dc.subjectPedagogia modernapt_BR
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.titlePode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
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