Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3067
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Munsberg, João Alberto Steffen
Balzano, Otávio Nogueira
Título: O caminho "não tão promissor” de formação futebolí­stica dos alunos/atletas.
Palavras-chave: Futebol;‘Pés de obra’;Formação escolar;Formação futebolística
Data do documento: 2020
Editor: Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Citação: MORAIS, P. H. N. et al. O caminho "não tão promissor” de formação futebolí­stica dos alunos/atletas. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, [S. l.], v. 12, n. 50, p. 526-539, 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/919. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: Este texto aborda a questão da formação escolar e futebolística de alunos/atletas, no Brasil, considerados ‘pés de obra’ pela sociedade do futebol. Tem-se como objetivo demonstrar que o processo formativo não é tão promissor quanto aparenta. Em termos metodológicos, trata-se de estudo de cunho bibliográfico descritivo, tendo como suporte teórico contribuições de especialistas da área esportiva, ‘lincando’ conceitos clássicos com pressupostos advindos da decolonialidade. O trabalho evidenciou que o processo de formação escolar e futebolística prioriza o treinamento esportivo em detrimento dos estudos. Assim, em caso de insucesso no futebol, o jovem resulta marginalizado cultural e socialmente. Conclui-se ser essencial o envolvimento de todos os segmentos responsáveis pela formação - em especial a escola, o clube e a família -, trabalhando numa perspectiva que contemple a diversidade cultural e social desses alunos/atletas, tornando-os cidadãos e não apenas “boleiros”.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access265,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.