Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Carolina Schenatto da-
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-06-01T19:43:22Z-
dc.date.available2022-06-01T19:43:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationROSA, C. S.; SILVA, G. F. Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 05 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3069-
dc.description.abstractNeste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental, buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no internacional, com ênfase para a região latino-americana. Analisou-se documentos oficiais e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais. Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Parápt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDescolonialidadept_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access298,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.