Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3070
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Veiga, Célia de Fátima Rosa da
Título: Profissão docente: contribuições da formação continuada no espaço da escola.
Palavras-chave: Formação continuada;Professores;Qualificação das relações;Formação em seviço
Data do documento: 2019
Editor: Universidade de Jaén
Citação: VEIGA, C. F. R.; SILVA, G. F. Profissão docente: contribuições da formação continuada no espaço da escola. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), [S. l.], n. 21, 2019. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/4025. Acesso em: 04 maio 2022.
Resumo: Neste artigo se discute a importância da formação continuada e suas contribuições aos profissionais da educação em exercício, tendo em vista as modificações no ser e fazer pedagógico. No intuito de atender as necessidades que imperam em relação à formação docente no meio educacional e na sociedade, buscou-se dialogar com autores que abordam a formação continuada como um processo de capacitação ao profissional da educação, dentre os quais se destacam Freire (1997), Tardiff (2002) e Nóvoa (2007). Este estudo de cunho qualitativo é resultado de uma pesquisa que se amparou nos princípios metodológicos da pesquisa documental. Tomou por base empírica para a realização das análises o “parecer” produzido pelos professores que vivenciaram a formação continuada em uma escola de Educação Básica. A análise dos pareceres indicou, entre outros aspectos, que: a proposta de formação continuada do cotidiano, retratando o contexto escolar, com suas urgências, necessidades e projetos estimulam a dinamização e o aprimoramento das práticas da escola. Isso sugere a criação de espaços, nas reuniões regulares de formação, para tratar do que é rotina, seja com sucessos, seja com interferências que exigem maior atenção e diálogo. Outro aspecto diz respeito à formação centrada na escola, que acabou por produzir mudanças significativas na vida profissional e pessoal dos professores, dentre as quais destacamos o comprometimento com o processo educativo e a melhoria da qualificação das relações entre os profissionais no ambiente escolar.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access196,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.