Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3071
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Pauly, Evaldo Luis
Title: Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial.
Keywords: Gestão da Educação;Políticas Educacionais;Educação Básica;Pesquisa em Educação
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Sergipe
Citation: PAULY, E. L. ; SILVA, G. F. Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 263-278, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9301. Acesso em: 05 maio 2022.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identi ca problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access953,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.