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http://hdl.handle.net/11690/3071
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Pauly, Evaldo Luis |
Título: | Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial. |
Palavras-chave: | Gestão da Educação;Políticas Educacionais;Educação Básica;Pesquisa em Educação |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | PAULY, E. L. ; SILVA, G. F. Três notas explicativas para a cultura hegemônica de antipatia da pesquisa em gestão educacional em relação à gestão empresarial. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 263-278, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9301. Acesso em: 05 maio 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identi ca problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva? |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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