Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3076
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Balzano, Otávio Nogueira
Munsberg, João Alberto Steffen
Título: O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar.
Palavras-chave: Futebol;Ferramenta;Inclusão social;Inclusão escolar
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal de Goiás
Citação: BALZANO, O. N. et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54835. Acesso em: 5 maio 2022.
Resumo: O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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