Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3077
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Gonzaga, Jorge Luiz Ayres
Título: Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico?
Palavras-chave: Reestruturação Curricular;Ensino Médio Politécnico;Descolonialidade do Saber e do Poder;Educação Popular;Formação de Professores
Data do documento: 2019
Editor: Editora Universitária Metodista
Citação: GONZAGA, J. L. A. ; SILVA, G. F. Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? Revista Ciência em Movimento, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/889. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético, nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como demonstram os gráficos no estudo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access968,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.