Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | - |
dc.contributor.author | Silva, Louise de Quadros da | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Henrique Jung de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T18:00:45Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T18:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | JUNG, H. S. et al. A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. In: GUNGULA, E. W.; SUAREZ, W.; ARTIGAS, W. (orgs.). Investigar para educar: visões sem fronteiras. Luanda, Angola: High Rate Consulting, 2020, v. 1, p. 41-60. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7794077. Acesso em: 31 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3116 | - |
dc.description.abstract | O mundo contemporâneo impõe outro ritmo de vida à sociedade e, consequentemente, a educação também necessita modificar-se. Em Brasil, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda que a aprendizagem se deve orientar por competências, de forma colaborativa com as distintas áreas do conhecimento, com o envolvimento da tecnologia e em espaços de experimentação e de descubrimento, como o laboratório de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo tem como objectivo relatar a experiência do desenvolvimento de uma aplicação, denominada Repositório Criativo, com vista a potencializar o espaço do laboratório de aprendizagem com o uso da tecnologia para auxiliar aos futuros professores na compreensão do conceito de competência. Por meio da aplicação, se vê facilitada a relação entre as competências, os recursos, os objectos do conhecimento e as actividades que serão desenvolvidas. As reflexões têm tido como âncora às ideias de autores como Grandini e Grandini, (2007); Kishimoto, (2010); Masetto, (2012); Moran, (2007) e outros. Como resultados parciais, se pode confirmar que os docentes e estudantes de licenciatura vêm facilitado o seu trabalho de planificação com o uso do Repositório Criativo, visto que possibilita uma melhor compreensão da mobilização do saber (conhecimentos), do fazer (habilidades) e do ser (actitudes). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | High Rate Consulting | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Conceito de competência | pt_BR |
dc.subject | Educação inovadora | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. [capítulo de livro] | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulo de Livro (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 521,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.