Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3122
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Tortelli, Fabrícia Py | - |
dc.contributor.author | Borges, Karen Selbach | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:16:30Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T19:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, K. S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n.º 1, p. 141-155, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14705/9694. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3122 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa uma experiência de aprendizagem criativa no desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamento crítico na resolução de problemas. Os dados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Pensamento computacional desplugado | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem criativa | pt_BR |
dc.subject | Material concreto | pt_BR |
dc.title | Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 831,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.