Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3124
Authors: Backes, Luciana
Carneiro, Eduardo Lorini
Title: Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos.
Keywords: Artefato;Ciberespaço;Game studies;Jogos eletrônicos
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Caxias do Sul
Citation: CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. Antares: Letras e Humanidades, Caxias do Sul, RS, v. 12, n.º 28, p. 293-312, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054/4477. Acesso em: 02 hun. 2022.
Abstract: Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: quais as características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lbackes.pdfOpen Access739,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.