Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3325
Autor(es): Mendes, Gilmara Lima
Título: Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista
Palavras-chave: Autismo;Adolescentes;Prática pedagógica;Formação de professores
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: MENDES, G. L. Desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes com transtorno do espectro autista. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3325. Acesso em: 01 set. 2022.
Resumo: Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Minter Manaus, ocupa-se do tema do autismo entre jovens adolescentes e os desafios que isso representa para a prática docente no contexto escolar. O problema de pesquisa girou em torno da pergunta quais os principais desafios enfrentados por educadores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar e suas potenciais repercussões para a formação do educador. O objetivo geral da investigação consistiu em compreender como professores de jovens adolescentes autistas em contexto escolar se veem desafiados em suas práticas e seus processos de formação e para isso, buscou-se: (a) inventariar os principais impasses enfrentados pelos professores de jovens adolescentes autistas; (b) descrever as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores com jovens adolescentes autistas em sala de aula; (c) analisar os discursos dos professores envolvidos na pesquisa; (d) discutir sobre as experiências docentes frente a jovens adolescentes com TEA, e por fim; (e) problematizar limites e possibilidades nos percursos formativos dos professores de jovens adolescentes autistas. Tratou-se de pesquisa eminentemente qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório, por meio de Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus discursivo foi construído por meio de entrevista com 1 (uma) professora de sala regular, 2 (dois) especialistas em Atendimento Educacional Especializado e 1 (um) gestor educacional, todos os atores oriundos de 2 (duas) escolas de Manaus/AM. Entre os achados da pesquisa, temos a discussão sobre os desafios à “criatividade do docente”, o engajamento familiar, os impasses entre o marco legal e a implementação da inclusão e questionamentos sobre a inclusão na prática cotidiana.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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