Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3467
Autor(es): Santos, Elenilsa Otto dos
Título: Qualidade de vida e dança com pessoas idosas
Palavras-chave: qualidade de vida;idosos;dança
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, E. O. Qualidade de vida e dança com pessoas idosas. 2022. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3467. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: Este artigo busca discutir a importância da dança na terceira idade nos grupos de Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhados em um Centro de Referência De Assistência Social (CRAS), no Brasil. O estudo foi realizado dentro de uma situação de pandemia, Covid-19, onde além da falta de políticas públicas, também a solidão afeta os idosos, pois não podiam sair de casa para se reunir com seus amigos, nem receber seus familiares por risco à saúde. Então, além da violência já existente, aumentou o risco de depressão, relatos de sentimento de angústia, falta de apetite, tristeza, apatia, entre outros relatos de abandono. A revisão de literatura faz referência à legislação de proteção social dos idosos e analisa as questões sociais. Os principais desdobramentos problematizam ao menos três questões: a) Estratégias de tornar a dança necessária às demandas de inclusão da terceira idade no mundo; b) Tensionar e colocar em movimento o princípio democrático e a qualidade de vida das pessoas idosas; c) Democratizar a participação dos idosos na vida social e na formação das novas gerações. Concluímos que é fundamental investir na qualidade de vida dos idosos, visto que a dança revigora a autoestima e o bem-estar pessoal, social, autocuidado, suporte familiar, o próprio estado de saúde, os valores culturais, religiosos e o ambiente em que vivem. Neste viés, foi determinante a dança por ser cultural e socialmente importante para os idosos como forma de interação, fortalecimento de vínculos saudáveis dos cuidados da mente e do corpo, no compromisso social com uma qualidade de vida melhor.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenilsa Otto Dos Santos.pdf
  Restricted Access
Closed Access501,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.