Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3468
Autor(es): Santos, Gessica da Silva Andrade
Título: Microcefalia as políticas públicas na saúde
Palavras-chave: Microcefalia;Família;Políticas Públicas de Saúde
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, G. S. A. Microcefalia as políticas públicas na saúde. 2022. 17 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3468. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: Em 2015, no Brasil, houve uma epidemia de microcefalia que foi associada à infecção pelo vírus Zika. A condição destas crianças impulsionou as mães a percorrerem um caminho na busca pelo tratamento. O objetivo desse estudo procura conhecer e compreender as políticas públicas em saúde que dão o apoio às famílias com crianças, vítimas do Zica Vírus no município Governador Newton Bello-Ma. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de levantamento dos casos acompanhados pela SEMUS, a coleta de dados ocorreu entre o mês de março e junho de 2022, com as mães/avó das crianças com Microcefalia pelo Zica Vírus. A amostra obedeceu aos critérios de saturação de sentidos. Foram feitas 4 entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Os resultados indicam que as mães se encontram insatisfeitas no processo de acesso às informações no ambiente médico, seja desde o momento em que a criança é diagnosticada, inclusive alertam para o modo como são informadas pelos profissionais de saúde até o acompanhamento e acesso às políticas públicas que poderiam servir de apoio para o enfrentamento da doença. Dentre os profissionais mais acionados durante o processo encontram-se dois: o profissional de saúde, e seguido pelos profissionais que atendem no setor de Tratamento Fora do Domicílio da Secretaria de Saúde.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gessica Da Silva Andrade Santos.pdf
  Restricted Access
Closed Access547,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.