Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3477
Autor(es): Pontin, Fabrício
Título: Linguagem, Unidade e Ordem: aspectos da teoria de Hobbes sobre a paz social
Palavras-chave: Liberalismo;Representação;Linguagem;Nominalismo
Data do documento: 2019
Editor: Universidade de Passo Fundo
Citação: PONTIN, F. Linguagem, Unidade e Ordem: aspectos da teoria de Hobbes sobre a paz social. Revista História : Debates e Tendências (Online), vol. 19, núm. 4, pp. 619-635, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5524/552464577003/html/. Acesso em: 25 abr. 2023.
Resumo: Este artigo procura estabelecer uma relação entre as dimensões epistemológicas e políticas da obra de Thomas Hobbes, focando, especialmente, no desenvolvimento de uma teoria do discurso e da linguagem na primeira parte do Leviathan, e na ligação desta teoria do discurso e da linguagem com a política e escatologia Hobbesiana. Ao final do trabalho pretendo demonstrar que não obstante a incompatibilidade da tese norteadora de Hobbes com o liberalismo político contemporâneo podemos identificar na obra do autor duas teses fundamentais sobre legitimidade e representação que seguem orientando demandas por inclusão e igualdade em sociedades contemporâneas e liberais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pontin.linguagem.pdfOpen Access1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.