Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3514
Autor(es): Souza, Ana Paula Lonardi de
Título: Memórias negras de cuidado de si e sua transmissão geracional através do samba
Palavras-chave: Memória social;Transmissões geracionais;Samba;Cuidado de si
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, A. P. L. Memórias negras de cuidado de si e sua transmissão geracional através do samba. 2022. 118 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3514. Acesso em: 19 maio 2023.
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar a transmissão geracional de memórias negras de cuidado de si, isto é, do exercício da transformação da alma, através de letras de samba de compositores afro brasileiros, entendendo sua transmissão como um processo que não só faz viver identidades, mas também lega heranças culturais que acabam por consistir numa maneira de estar no mundo. Através de análise documental, foi possível estabelecer um corpus de 12 canções de compositores como Candeia, Paulinho da Viola, Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Claudemir Rastafari, André Renato e Martinho da Vila. Focalizam-se autores da memória social, agregando-se alguns olhares fundamentais de pensadores africanos e afro diaspóricos. Investigaram-se as mensagens de cuidado de si segundo oito categorias de análise: 1. Do cultivo da esperança; 2. Do exercício do perdão; 3. Do exercício do amor; 4. Da transformação dos pensamentos e intenções em direção à virtude; 5. Da transformação das ilusões em consciência; 6. Do exercício da perseverança; 7. Da prática do bem; e 8. Da busca por dar sentido à vida. O estudo aponta para a presença de conteúdos memoriais de cuidado de si transmitidos entre as diversas gerações através de mensagens em forma de descrições, axiomas, conselhos e convocações coletivas que descrevem desenhos utópicos de novos futuros. Compreende-se o samba como um rico espaço de memória que contribui para manter viva, através das linhas de transmissão geracional, a consciência reutópica brasileira.
Orientador(es): Constante, Robson da Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA LONARDI DE SOUZA _Dissertação de mestrado (1).pdfOpen Access1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.