Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3516
Autor(es): Silva, Vania Cristina Oliveira da
Título: As desigualdades no contexto do ensino remoto e sua relação com a tecnologia: um estudo a partir da produção científica brasileira (2020-2022)
Palavras-chave: Educação;Educação a distância;Tecnologia;Ensino à distância
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, V. C. O. As desigualdades no contexto do ensino remoto e sua relação com a tecnologia: um estudo a partir da produção científica brasileira (2020-2022). 2022. 60 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3516. Acesso em: 19 maio 2023.
Resumo: Este trabalho versa sobre um assunto que foi muito vivenciado em tempos de pandemia devido a Covid-19 entre o período de 2020 a 2022, que é sobre as desigualdades no contexto do ensino remoto em tempos de pandemia e sua relação com a tecnologia. De um modo específico, buscou-se ampliar o conhecimento apresentando uma proposta de pesquisa teórica, de caráter bibliográfico e sua temática que permeia sobre questões que envolvem as desigualdades. Este estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O objetivo geral consiste em analisar as desigualdades e seus impactos no ensino aprendizagem a distância remoto, focando no acesso à tecnologia, a partir de um mapeamento da produção científica brasileira no período de 2020 a 2022. A metodologia, de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfica, baseou-se em Gil (2021). Os resultados apontam que a pandemia foi um momento em que escolas, faculdades e universidades tiveram de repensar suas práticas e suas rotinas de ensino e aprendizagem. Muitos alunos e professores tiveram que se adaptar a esse novo cenário onde os docentes buscaram alternativas e novas metodologias para desenvolver seus processos de ensino e de aprendizagem. A desigualdade e os desafios relacionados à prática docente e à aprendizagem dos educandos foi maior em escolas públicas, isto é, principalmente em locais periféricos. Nesse sentido, as comunidades em situação de vulnerabilidade social foram sem sombra de dúvidas as que mais sofreram.
Orientador(es): Pontin, Fabrício
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final Vania Cristina.pdfOpen Access871,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.