Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3519
Autor(es): Weber, Elson Luciano
Olgin, Clarissa de Assis
Título: Currículo de matemática do Ensino Superior
Palavras-chave: Educação matemática;Currículo;Ensino Superior;Metodologias ativas;Equações diferenciais
Data do documento: 2022
Editor: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Citação: WEBER, E. L. Currículo de matemática do Ensino Superior. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática,v. 12, n. 1, p. 257-272, 2022. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/ripem/article/view/2887. Acesso em: 29 de maio de 2023.
Resumo: Neste artigo apresenta-se as metodologias ativas, como uma possibilidade metodológica para o Ensino Superior, visto que são estratégias de ensino que podem propiciara participação ativados acadêmicos ao longo do processo de construção de sua aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino Superior em uma aula da disciplina de Equações Diferenciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na qual buscou-se realizar um planejamento didático utilizando como metodologia de ensino a Sala de Aula Invertida e sua aplicação. Trabalhos com esse escopo visam apresentar, aos professores, instrumentos que possam vir a ser usados nas aulas, e que venham a servir de base para a construção de outros planejamentos, usando metodologias ativas, mais especificamente a Sala de Aula Invertida, com uso deferramentas tecnológicas. Com base na análise dos resultados desta inserção da Sala de Aula Invertida foi possível observar que os alunos inicialmente não vinham para o momento de Aula preparados, pois ainda não haviam se organizado para assistir os vídeos da Pré-aula e assim não conseguiam responder de forma transparente a avaliação diagnóstica. Evidenciou também que,no momento da dinâmica realizada em Aula houve tempo para interação entre alunos e professor, uma vez que os conceitos já haviam sido explicados no momento do Pré-aula e ressaltou a importância do planejamento para caso os alunos não compreenderem as explicações apresentadas nas videoaulas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Matemática)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elweber.pdfOpen Access396,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.